22 de dezembro de 2011

O Bolo da Fefa


Todo ano, tem uma encomenda que é muito importante: o bolo da Fefa. Primeiro, ela é irmã de um amigo do meu filho e filha de amigos nossos. Segundo, ela gosta de cozinhar, e é muito específica com as vontades dela. Terceiro, ele marca o início das férias. O aniversário dela é no natal, e por isto, o pedido dela é o último a ser entregue. Este ano, como no passado, ela escolheu primeiro a decoração da festa, e depois o bolo. Adoro este desafio, de seguir um padrão e combinar com uma idéia existente. Este ano, o tema foi melancia, e eu achei o bolo uma fofura!

21 de dezembro de 2011

Panetone Decorado


O panetone decorado é uma ótima idéia de Natal. É a cereja do bolo, o detalhe que precisava para toda mesa de Natal ficar com um toque divertido e diferente. O design pode ser um dos temas tradicionais da festa, como o boneco de neve, papai noel em diversas situações, árvores de Natal, ou simplesmente ser uma decoração linda que componha com as cores determinadas para a decoração da mesa da família. O panetone da foto foi o primeiro que fiz. Depois dele vieram muitos outros ao longo dos anos. A cada ano espero mais alguns para alegrar minha cozinha de natal!

20 de dezembro de 2011

Alfajor para várias ocasiões!



Fazia tempo que eu não tinha uma encomenda de alfajor. Hoje assamos os biscoitinhos de farinha e amido de milho, recheamos de doce de leite de qualidade e cobrimos com chocolate 60 deles! Preciso dizer que este é um produto do tipo "ame ou odeie", não tenho nenhum outro como ele. Tenho clientes que gostam tanto que dizem que eu poderia viver só dele, e outros que realmente não gostam. Eu acho ele delicado, leve e diferente de todos os outros que já comi por aqui. Por isto continuo fazendo e gosto bastante quando alguém encomenda. Hoje eles vão embalados um a um, colocados dentro de uma lata dourada amarrada com fita de cetim cor de vinho, de presente para os amigos da Luciana, mas podem ser lembrancinha de maternidade, brinde corporativo, compor mesas de doces, e mais muitas outras possibilidades...

19 de dezembro de 2011

90 anos da minha avó - parte 2


Hoje é realmente o dia em que minha avó completa 90 anos de vida. Incrível ver a disposição dela, a vontade de viver e de fazer coisas! Ela está comemorando desde quinta-feira este aniversário, e as comemorações vão durar até quarta, quando ela vai cantar parabéns com os amigos da natação. O bolo dela hoje era de chocolate, regado com uma calda aromatizada com água de flor de laranjeira, e recheio de doce de damascos. Estava divino! Adoro a quebra do doce com o azedinho do damasco. Mas o mais importante foi ver a carinha dela cantando parabéns junto com a família. Uma lição de vida. Parabéns Oma, muita saúde e alegrias, que você merece!!!

16 de dezembro de 2011

Festa do Toy Story


Foi na Feira da Comunidade que o Lucas me encontrou. Ele viu o bolo decorado na mesa ao lado da minha, checou meu trabalho no portfolio que eu havia levado, e provou um chocoloco. A avó e a mãe dele logo se interessaram. Para minha sorte, ele adorou o chocoloco, e então elas decidiram encomendar a festa comigo. Ligaram alguns dias depois da feira, e aí está: o bolo é de nozes, com recheio de doce de leite e damasco. Por fora, a decoração é do Toy Story. Para combinar, pirulitos de chocoloco com decoração de personagens do filme. Eu adorei o trabalho!



15 de dezembro de 2011

90 Anos da minha avó - parte 1


Segunda feira minha avó comemora 90 anos, e a família toda está em polvorosa! Netos vieram do mundo todo, teremos várias ocasiões para comemorar. Mas o mais importante, é como ela quer comemorar com todos que ela gosta. A primeira parte, será um almoço para as 12 melhores amigas, lá na casa dela. A surpresa vai ser o bolo de flores que fiz para ela, em dois andares: o de cima de avelã com chocolate, a de baixo de nozes com recheio de damasco e doce de leite. A decoração é um "jardim" de margaridas, já que a Oma é apaixonada por flores!

14 de dezembro de 2011

Uma ajuda especial!



Hoje foi um dia atarefado... chocolocos para decorar, bolos para montar, jantar para preparar e crianças para levar e buscar. No meio de tudo isto, a Nina tinha uma visita muito especial: Julia, a super amiga, que está indo morar fora do país. Em um dado momento, elas me notaram trabalhando na cozinha e não tiveram dúvidas: vieram me ajudar! A ajuda, devo confessar, não foi muita. Mas a companhia foi a melhor de todas. Se amigos são os irmãos que agente escolhe, a Nina fez a escolha dela muito bem feita. Esperamos ter a Julia logo de volta em nossa cozinha.

13 de dezembro de 2011

Celebrando o Amor!


A Elisângela comemora hoje mais um mês de namoro, e está super feliz. Decidiu comemorar de maneira especial, e fez para o namorado esta surpresa: um minibolo comemorativo da data, com os dois abraçadinhos em cima, e ela com  uma flor no cabelo, lembrando o momento em que ele a conheceu. Uma maneira doce e fofinha de celebrar o amor!

10 de dezembro de 2011

Revista da CIP

Revistas da CIP

Em Setembro de 2011 comecei a ser responsábel pelo conteúdo da coluna de gastronomia da Revista da CIP. Minha contribuição é explicar um pouco da culinária da festa judaica referente àquela edição, e escolher um chef para contribuir com uma receita. Assim, cada chef, com sua leitura das tradições judaicas, e com seu tempero, dá uma nova cara a nossas festas. Na edição que está saindo do forno nesta semana, chamei a amiga chef e blogueira, Irene Uehara. As revistas podem ser lidas online, no link que coloquei acima. Vale a pena conferir!

8 de dezembro de 2011

Uma noite entre amigos


Quando decidimos fazer nossa viagem de motorhome, nossos amigos Edi e Paula nos convidaram para um jantar na casa deles, onde nos prepararam para a viagem. Hoje foi nossa vez de retribuir, prato cheio para mim, que adoro receber em casa! De entrada, uma saladinha de verdes, morangos e tomates, flores comestíveis e molhinho de tamarindo. O prato principal foi boef bourguignon com arroz 7 grãos. E para fechar com chave de ouro, brownie, calda de chocolate, e sorvete de baunilha da Doña Paella. Um luxo, ainda mais quando acompanhado pelo maridão e companhias tão especiais!

7 de dezembro de 2011

Minibolos decorados de Natal


Eu adoro minibolos. Primeiro porque adoro decorar bolos, segundo porque são realmente a coisa mais fofa deste mundo. Sem contar, que podem ser usados para muitos fins: comemorar aniversário de namoro, aniversário de casamento, presente para padrinhos, marcar lugar na mesa, presentear em mais diversas ocasiões possíveis. Como existem várias ocasiões para se comemorar, na Speciarias fazemos três tamanhos de minibolos: 7cm, 11 cm e 17 cm de diâmetro. No natal, fazemos alguns modelos especiais, com decoração que varia de chique para engraçada. Descolados, criativos, são um grande diferencial. Qual é a sua cara? Eu adoro os de Papai Noel!

6 de dezembro de 2011

Coloridos Cupcakes

 

Cupcake é o doce da vez. Todos perguntam se faço. Deixaram de pedir minibolos decorados somente por conta dos cupcakes. Pessoalmente, gosto dos mini cupcakes. Pequenos, simpáticos, charmosos, gostosos e do tamanho de duas mordidas. Sem exagero, umas delícias! Os de cima são do Bat Mitzvah da Tiffany, um trabalho que fiz com muito amor, para uma jóia de menina, filha de uma grande amiga. Foi muito divertido: cupcakes coloridos, em forminhas coloridas de vários tamanhos, bolo decorado e minibolos. Ficou demais!

2 de dezembro de 2011

Como tudo começou...


Eu já havia feito vários cursos e me preparado para entrar no mercado de trabalho. Fiz estágio no Mesa III com a Ana Soares e aprendi um monte. Fiz um curso de decoração de bolos, um de minibolos, e fui treinando, sem muita perspectiva do que fazer. Foi então que chegou o aniversário de 3 anos do João, meu filho mais velho. Perguntei que bolo ele queria, achando que ele responderia de cenoura ou de chocolate. Mas ele respondeu "De avião, mamãe!". O que fazer com este pedido? Bem, decidi colocar em prática todos os meus poucos conhecimentos de decoração de bolo. Fiz dois idênticos... um para a festa em casa e outro para a escola. Da escola vieram as primeiras encomendas, e desde então não parei, e evoluí muitíssimo! Mas a carinha dele de feliz ao ver o bolo e cantar o parabéns foi meu melhor pagamento!!!

1 de dezembro de 2011

A Arca de Noah


Quando o Noah estava para nascer eu fui contratada para fazer suas lembrancinhas de maternidade. A avó dele encontrou meu site, gostou do trabalho, e encomendou pirulitos com uma pequena decoração e o nome dele. Um ano depois, ela me encontrou de novo, e propôs um projeto muito bacana para as lembrancinhas de um ano dele: pirulitos de chocoloco e pão de mel com as carinhas dos bichos da Arca de Noé. Adoro clientes que lançam idéias desafiadoras! Pesquisei muitos bichinhos, estilizamos várias carinhas, e aí estão, os bichinhos da Arca do Noah: uns fofinhos!!!